4 campanhas de incentivo que sua empresa precisa fazer em 2022

Por Social Bank 01 dez 21

Uma das estratégias que as empresas utilizam para aumentar a produtividade e os resultados são as campanhas de incentivo, que podem ser adaptadas a corporações de todos os portes e segmentos. Essas campanhas podem ser permanentes, fazendo parte da cultura organizacional, ou pontuais, para ampliar as vendas em uma data especial ou “queimar” um estoque encalhado, por exemplo.

Além de alavancar os resultados, as campanhas de incentivo podem aumentar o engajamento, fazendo com que os colaboradores tenham uma maior sensação de pertencimento dentro da empresa, sentindo-se valorizados. Também podem ser utilizadas para atrair mais clientes, com a utilização de campanhas que dão prêmios para os consumidores que atingirem determinadas metas, como um valor específico em compras.

Neste post, vamos conhecer os principais tipos de campanhas de incentivo e analisar alguns exemplos práticos de campanhas. Confira!

Conheça 4 tipos de campanhas de incentivo

Existem diversos modelos de campanhas de incentivo, quase todos derivados de 4 tipos específicos, que são a premiação, o programa de reconhecimento, as campanhas de incentivo duplo e o incentivo à qualificação. Veja abaixo como funciona cada uma dessas campanhas de incentivo. 

1. Premiações

As premiações são campanhas que geram benefícios tanto a nível individual quanto a nível coletivo. Quando há uma recompensa por desempenho, como acontece em equipes de vendas em várias empresas, o vendedor ou o grupo que ganha o prêmio se sente prestigiado.

Com a aplicação desse modelo de campanha, a equipe é valorizada, o que é bom para a empresa, porque os profissionais estarão sempre dispostos a entregar algo a mais para conquistar a premiação — o que ajuda no ganho de produtividade.   

O importante nesse tipo de campanha é a empresa manter a transparência, mostrando os indicadores de resultados a nível coletivo para que haja um sentimento de colaboração, e não uma competição que não seja saudável. O intuito deve ser estimular a equipe a entregar mais resultados, e não criar uma rivalidade que pode atrapalhar a harmonia. Existem várias maneiras de premiar equipes, sendo que as mais tradicionais são:

  • comissão — sendo um valor relativo, a comissão é calculada em cima de cada venda realizada, conforme o modelo de remuneração;
  • bonificação — é um valor fixo que é pago à equipe quando ela consegue atingir alguma meta prevista.

2. Programa de reconhecimento

Ao contrário do que se possa imaginar, uma campanha de incentivo não necessariamente precisa estar relacionada a uma recompensa em dinheiro ou produtos com valor financeiro agregado. Ela pode estar atrelada, por exemplo, a símbolos que demonstram o reconhecimento da empresa pelos serviços prestados por um determinado colaborador ou equipe. 

É comum em empresas americanas a placa com o funcionário do mês, ou com o melhor vendedor. Há empresas que disponibilizam troféus e medalhas, ou até mesmo folgas em dias oportunos para o colaborador que se destaca em um determinado período de tempo.

3. Programas de qualificação

Por falta de mão de obra qualificada, muitas empresas precisam buscar colaboradores fora da corporação para ocupar vagas que exigem determinadas formações. O novo colaborador chega e acaba ocupando cargos com níveis acima de profissionais com tempo de casa, o que pode causar um sentimento de desprestígio.

Isso acontece muitas vezes porque os profissionais que têm tempo de casa acabam não tendo condições financeiras de bancar os próprios estudos e não conseguem dar um passo a mais na carreira dentro da corporação.

A empresa pode utilizar esse sentimento para criar campanhas de incentivo que premiam os colaboradores que tiverem o melhor desempenho, com bolsas de estudo em cursos de qualificação direcionados para o crescimento dentro da própria empresa.

É uma excelente maneira de valorizar os profissionais, ao mesmo tempo que a empresa ganha tendo “dentro de casa” a mão de obra qualificada para as demandas futuras.

4. Campanha de incentivo duplo

As campanhas de incentivo duplo são aquelas em que a empresa premia o cliente, pensando no benefício do vendedor. Por exemplo, quando a empresa disponibiliza cupons para o sorteio de prêmios para clientes que fizerem compras acima de um determinado valor, está facilitando a atuação dos vendedores, que passam a ter ferramentas para inserir mais produtos na venda e aumentar a sua comissão. É uma estratégia que gera benefícios para todos os envolvidos: clientes, vendedores e empresas.

Conheça alguns cases de campanhas de incentivo

Agora que já entendemos o funcionamento das campanhas de incentivo, vamos a exemplos reais de programas que foram implementados por empresas que têm tradição nesse modelo. Acompanhe!

Carro cor-de-rosa da Mary Kay

A marca de cosméticos americana Mary Kay premia as suas melhores vendedoras, denominadas “diretoras independentes”, com um carro cor-de-rosa. Ao entregar um prêmio com tal valor agregado e significância, a empresa conseguiu ampliar seus números, impulsionados pelas representantes que se dedicaram a bater metas em busca da premiação. Já foram entregues mais de mil carros para revendedoras no Brasil.

Campanha Duracell — Cheio de energia

Uma das maiores fabricantes de baterias do mundo, a Duracell mantém a tradição de investir no reconhecimento de seus vendedores e distribuidores desde 1940. Um bom exemplo foi a campanha que a empresa fez em 2019, para comemorar o Dia das Crianças, em que ofereceu aos seus parceiros e colaboradores premiações que chegaram a 800 reais em experiência para os pontos de vendas que abasteceram seus estoques com produtos da marca.

Magazine Luiza — Campanha Eu Mereço um Upgrade

Outra empresa que tem a tradição de investir no incentivo aos colaboradores é a Magazine Luiza, desde a sua fundação, em 1957. Uma das campanhas de maior destaque foi a denominada “Eu Mereço um Upgrade”, com o foco no crescimento das vendas de produtos de informática.

Para começar, a empresa ofereceu cursos de inglês aos seus vendedores, a fim de que eles pudessem ampliar o vocabulário no idioma — já que os produtos de informática demandam o conhecimento da língua para a pronúncia correta de seus componentes, a leitura de manuais e outras explicações técnicas. 

Além disso, para estimular o aumento das vendas, a empresa ofereceu aos clientes que realizassem compras acima de 500 reais a possibilidade de concorrer a um intercâmbio em Toronto, com as acomodações pagas. Uma campanha de incentivo completa, que beneficia vendedores, clientes e a própria organização.

Esperamos que, após a leitura deste post, você possa ter uma maior base para criar campanhas de incentivo em sua empresa. Investir na motivação dos colaboradores promoverá uma ligação entre a empresa e o profissional, pois isso demonstra que ele não é apenas um número, ou seja, que ele faz parte da engrenagem que gera resultado para os negócios.

Gostou do post? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Facebook Comments Box
Fechar