3 soluções que estão inovando os setores de RH, Marketing e Compras das empresas

Por Social Bank 20 maio 21

Os setores de Recursos Humanos, Marketing e Compras sempre foram importantes para o funcionamento de qualquer empresa, principalmente as de médio e grande porte. 

Por mais que as três áreas sejam bastante diferentes, todas precisam acompanhar os avanços do mercado e procurar por soluções inovadoras para se destacarem.  

Antes da chegada da internet e de algumas mudanças que ocorreram por conta da tecnologia, os departamentos de RH, Compras e mesmo o de Marketing eram acostumados a mexer com um monte de papéis e gastavam horas para resolver problemas que hoje levamos minutos para solucionar.  

Com o passar dos anos, o cenário mudou muito e, diariamente, somos impactados por informações sobre inovações nestes setores.  

Quer conhecer as soluções que estão transformando digitalmente os setores de RH, Marketing e Compras? Leia este post! 

RH e Employee Experience 

Employee Experience é um método de gestão de pessoas, que tem como objetivo aumentar a satisfação dos colaboradores de uma empresa. 

Por meio de diferentes soluções, tecnológicas ou não, essa nova forma de gestão envolve diferentes estratégias que trazem inúmeros benefícios, como a melhora nas relações interpessoais – construindo um clima corporativo positivo, a redução de rotatividade de profissionais e a promoção da marca.  

Afinal, quem não vai querer trabalhar num local que reconhece talentos e incentiva os colaboradores? Veja agora algumas soluções inovadoras que irão ajudar o setor de RH a implementar o Employee Experience no dia a dia dos seus colaboradores.  

Digitalização da folha de pagamento 

Uma solução prática que traz benefícios tanto para o profissional de RH quanto para os colaboradores é o Social PayRoll do Social Bank Corporate. Com ele é possível otimizar e gerenciar os pagamentos por meio de agendamento em lotes de maneira segura, ágil e sem tarifas administrativas.  

Os colaboradores também saem ganhando já que podem utilizar a conta digital do Social Bank e fazer pagamentos e transferências instantâneas entre contas Social Bank e guardar dinheiro. 

People Analytics 

O People Analytics consiste no mapeamento de pessoas e foi criado para conhecer os colaboradores e candidatos de uma organização.  

Trata-se de um método de gestão baseado na coleta de informações sobre os colaboradores de uma empresa, a organização destes dados e, por fim, a análise destas pessoas.  

Esta solução, que pode ser ainda mais assertiva com a ajuda de um software, é uma das principais aliadas do Employee Experience e auxilia na tomada de decisões e na melhoria de processos.  

Plataforma colaborativa 

A ideia é utilizar esse recurso para incentivar a interação entre os colaboradores de uma empresa.  

Uma sugestão é criar grupos gerais, envolvendo pessoas de setores diferentes e grupos de áreas específicas para interagir, trocar ideias, mandar sugestões e divulgar eventos que envolvam toda a organização.  

Confira alguns exemplos de plataformas colaborativas que você pode inserir na sua empresa:  

Workplace: essa ferramenta, que faz parte do Grupo Facebook, é perfeita para organizações que estão trabalhando remotamente. Nela você pode fazer chamadas de vídeos, conversar por chat, participar de grupos e fazer posts em um feed, como se fosse uma rede social.  

Teams: criada pela Microsoft, essa plataforma colaborativa é muito semelhante ao Workplace. Nela você pode agendar e realizar reuniões, conversar por chat e criar canais específicos para cada equipe.  

Trello: é uma ferramenta de gerenciamento de projetos. Versátil e simples de usar, a plataforma é feita para organizar tarefas em quadros e cartões com descrições e objetivos a serem concluídos, todos com prazos definidos.  

E-learning 

O E-learning é uma modalidade de cursos e treinamentos corporativos oferecidos em alguma plataforma online.  

Além de reduzir custos com o local e com materiais impressos, seus colaboradores poderão acessar cursos e treinamentos quando e onde preferirem. Necessitando apenas de um dispositivo para acesso e conexão de internet.  

Pesquise por plataformas que ofereçam diferentes tipos de formação para capacitar seus colaboradores e não deixar ninguém de fora. 

Ofereça benefícios 

Por último, mas não menos importante: ofereça benefícios para colaboradores que vão além das tarefas obrigatórios e surpreendem. Reconheça seus melhores talentos com o Vale Presente para Empresas.  

Você também pode criar campanhas de incentivo para sua equipe com base em metas e, como prêmio, presentear com um Vale Presente Digital, por exemplo. 

Outra forma de ampliar os benefícios no seu negócio é incluir o auxílio para home office, auxílio médico e auxílio educação. 

O Vale Presente é uma das soluções inteligentes do Social Bank Corporate. Por meio do internet banking, a empresa consegue solicitar os cartões presentes na forma física ou digital.

Os cartões presentes ainda podem ser personalizados com a cara do seu negócio e são aceitos em milhares de estabelecimentos credenciados a bandeira MasterCard.  

Que tal presentear também com incentivos não financeiros, como flexibilidade de horário ou uma folga em algum dia especial?  

A gente tem certeza de que os talentos da sua empresa vão adorar esta ideia e se sentir valorizados. 

Inovação e Marketing 

O surgimento de novas tendências e soluções para o setor de Marketing é algo comum, afinal, inovação e Marketing sempre caminharam juntos.  

Com o crescimento do Marketing Digital, as companhias começaram a trabalhar com dados, o que otimizou diversos processos e trouxe resultados positivos para o setor.  

O chamado Data-driven Marketing, em tradução literal “direcionado por dados”, tem direcionado decisões corporativas com base em dados concretos. 

Esta ferramenta também potencializa os resultados, reverte o que não estava indo tão bem e diminui riscos. Isso tudo usando dados que são fornecidos por meio de cadastros em landing pages, anúncios no Facebook Ads e no Google Ads. 

Tendências no setor de Compras 

Como nos setores de RH e Marketing, a área de Compras também tem uma grande importância dentro de uma empresa, principalmente quando o assunto é rentabilidade.  

Com processos automatizados e digitalizados, o setor tem mais tempo para se organizar e otimizar ainda mais os processos, não é mesmo? 

As soluções inovadoras para os profissionais que trabalham com compras não são um segredo, e sim um desafio: reduzir custos, negociar com bons fornecedores e ter consciência sobre compras conscientes e desperdício. E para conseguir isso é preciso contar com uma equipe que preze a agilidade e tenha o apoio da tecnologia.  

Social Control 

Pra começar com o pé direito, é necessário se organizar: estabelecer os gastos do dia a dia, alinhar qual valor será usado em cada compra, etc. O Social Control para Empresas é uma ferramenta que facilita muito este processo.  

Com o Social Control você faz a gestão de cartões corporativos da sua empresa e ainda separa os gastos por finalidade. Por exemplo, você pode criar uma conta corporativa para controlar as compras de papelaria e materiais de escritório e outra para gastos com viagens. 

Sem contar que dá pra transferir o saldo entre contas empresariais, solicitar um cartão físico para cada uma das contas e adicionar permissões ou restrições de uso no cartão bandeira MasterCard. 

O que dizem nossos clientes

A empresa Junco, do segmento de artigos para festas, passou a utilizar o Social Control para gestão de despesas corporativas e externas, e conseguiu solucionar alguns problemas com a adesão da ferramenta. As principais mudanças foram a facilitação na gestão de comprovantes e a exclusão na necessidade de reembolsar gastos.  

Medral, empresa que oferece serviços de Engenharia Elétrica, contratou o Social Control para disponibilizar recursos para obras em todos os estados onde atua no país. A ferramenta ajudou no processo de gestão financeira e passou a evitar transferências para contas de Pessoa Física.  

 
Com este suporte da tecnologia, os profissionais terão mais tempo para expandir a rede de fornecedores.  

Além de contar com mais opções antes de finalizarem determinadas compras, eles poderão conhecer e negociar com novas empresas. Consequentemente, haverá a redução de desperdício de insumos e a criação de processos de compra mais conscientes.  

Soluções para toda a empresa  

É importante que a gestão do seu negócio funcione por meio de processos automatizados em todos os setores, e não só nas áreas de RH, Marketing ou Compras.  

Se você tem uma estratégia de transformação digital e quer alavancar os seus resultados, preencha o formulário e veja como o time Social Bank Corporate pode ajudar. 

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