Hoje em dia, é muito comum ouvirmos falar neste conceito, mas você sabe o que é cultura organizacional? Apesar de ser um termo bastante difundido, nem sempre as pessoas param para pensar sobre o que realmente significa trabalhar esse conceito na empresa.

Além de gestores, é importante que todos os colaboradores tenham conhecimento sobre a cultura da organização, pois isso reflete diretamente no sucesso dos negócios.

Isso porque, quando a empresa tem uma cultura forte, os colaboradores ficam motivados e unidos no mesmo objetivo: aumentar o faturamento e fazer o negócio crescer.

Neste post, vamos explicar o que é cultura organizacional de uma empresa, como ela funciona, qual sua importância e como ela pode ser construída. Confira!

O que é cultura organizacional?
Falando de forma simplificada: a cultura organizacional é o conjunto de valores da empresa. É a essência da companhia e influencia na forma em que ela trata seus colaboradores, seus clientes, fornecedores e parceiros.

É a cultura da empresa que determina os conjuntos de hábitos e práticas que norteiam a gestão do negócio. Isso reflete na forma que a equipe da empresa se veste, comunica-se e age de acordo com diversas situações de seu cotidiano.

Vamos a um exemplo clássico: o Google é uma empresa que oferece bastante flexibilidade de horário para seus funcionários e dá a eles a liberdade de se vestirem como quiserem durante o expediente.

Então, um funcionário pode escolher o horário que vai trabalhar, e se ele quiser ir para a empresa de bermuda e chinelo, ele pode. Isso por causa da cultura organizacional da empresa, pois ela privilegia a produtividade e não o cumprimento de regras e horários.

Além disso, a empresa preza pela qualidade de vida dos funcionários, pois há espaços para descanso, exercício, alimentação e lazer. Tudo isso pode ser feito no horário de expediente, durante alguns minutos de folga.

Qual a importância da cultura organizacional para uma empresa?
Atualmente, reter talentos na empresa é um desafio para gestores de RH e líderes de equipes. Além disso, manter os colaboradores motivados e engajados nos objetivos do negócio é outra questão que exige muita dedicação de empreendedores e líderes.

Nesse cenário, a cultura organizacional da empresa faz toda a diferença, pois apesar de o dinheiro ser importante, ser bem remunerado nem sempre é um fator determinante para reter talentos e manter os funcionários motivados.

Uma cultura organizacional forte e consolidada é capaz de manter todos os funcionários engajados no mesmo objetivo. Isso porque eles se sentem parte da empresa, ou seja, eles percebem que a companhia depende deles para crescer e valoriza o trabalho de cada um.

Talvez seja esse um dos motivos do grande sucesso do Google, pois a cultura da empresa proporciona um sentimento de valorização, os funcionários são bem remunerados e têm liberdade para realizar suas tarefas da forma como acham melhor.

Esse fator transmite a mensagem que a empresa confia no potencial e na responsabilidade de cada um, o que mantém todos motivados e produtivos.

Como a cultura organizacional pode ser construída em sua empresa?
Agora que você já sabe o que é cultura organizacional, está na hora de saber como construir essa estratégia em sua empresa. Bom, na realidade, na maior parte das companhias, a cultura nasce naturalmente por meio dos hábitos dos gestores e líderes, comportamentos, valores e outras coisas.

Criar uma cultura forte não é uma tarefa fácil, pois é necessário estabelecer valores e práticas positivas dentro da organização. Mas pense em como você quer que seus colaboradores e clientes enxerguem a companhia.

Esse trabalho deve ser feito em conjunto com o RH e o setor de comunicação. Enquanto os recursos humanos criam estratégias para passar os valores e cultura da empresa para os funcionários, a área de comunicação deve manter todos informados sobre o que a empresa valoriza e como deve ser a postura de todos em relação ao negócio.

Quais são os impactos da cultura organizacional nos setores da empresa?
Ter uma cultura organizacional forte e bem consolidada é uma vantagem competitiva para o seu negócio e pode fazer toda a diferença para o sucesso de sua empresa. A seguir, vamos citar como essa estratégia impacta positivamente alguns setores de sua companhia. Veja!

Na retenção de talentos
Pessoas de talento escolhem onde querem trabalhar e nem sempre o fator decisivo é a remuneração. Muitos jovens e profissionais experientes também preferem empresas alinhadas às suas crenças e valores.

Lembrando que, apesar de termos uma demanda muito grande de pessoas precisando de emprego, os melhores talentos ainda são disputados por diversas companhias. Por isso, é tão importante trabalhar a retenção.

Na motivação dos colaboradores
Ter um salário alto é ótimo, mas se o ambiente da empresa é carregado de cobranças, os colaboradores ficam desmotivados rapidamente. Além disso, quando não há uma cultura forte definida, é comum que os funcionários se sintam desnecessários na companhia, o que gera desmotivação e desinteresse pelo trabalho.

A cultura organizacional tem um papel muito importante na motivação dos colaboradores, pois eles se sentem engajados e necessários para a empresa. Esse fator deixa toda a equipe motivada e disposta a ajudar o negócio a crescer.

Na fidelização e atração de clientes para a empresa
A cultura organizacional de uma empresa é um ponto muito importante na atração e fidelização de clientes. Isso porque é a cultura da organização que vai definir como o cliente será tratado pela equipe de atendimento e por todos os setores.

Quando o consumidor é bem atendido, ele tem uma experiência positiva com a empresa, e esse fator contribui para que ele divulgue sua marca entre amigos e conhecidos e se torne um cliente fiel.

Agora que você já sabe o que é cultura organizacional, está na hora de repensar a estratégia de sua empresa para saber o que pode melhorar e quais hábitos e valores devem ser mantidos. Seu negócio só tem a ganhar com uma cultura forte e consolidada!

Gostou do post? Que tal conferir algumas dicas de como reduzir a taxa de turnover em sua empresa?