Você já pensou na possibilidade de utilizar um empréstimo como investimento em seu negócio? Ainda que essa ideia pareça um pouco distante das noções de aplicação financeira de alguns empresários, pode ter chegado a hora de considerá-la uma opção e impulsionar o crescimento da empresa.

Enquanto solicitar crédito tende a ser algo visto apenas como uma forma de quitar dívidas e impedir problemas de se tornarem ainda maiores, essa não é a única função que ele oferece para uma organização — e novas possibilidades, aliadas a uma boa gestão financeira, devem ser conhecidas.

Se você deseja entender como um empréstimo pode atuar como forma de alavancar os resultados de seu negócio, continue lendo este artigo!

Como funcionam os empréstimos empresariais?

Antes de compreender de que forma o empréstimo pode mudar o cenário produtivo de um negócio, é importante saber como ele funciona. Afinal, é preciso que gestores, líderes e empreendedores — em especial os que prezam pela melhoria contínua do negócio — percam o medo de contar com essa opção.

É inegável que toda empresa precisa de planejamento, organização e recursos, como os financeiros, para crescer. Contudo, se a delimitação de metas, objetivos futuros e as noções da equipe estão alinhadas e organizadas com o mercado e faltam apenas recursos para colocar alguns planos em prática, por que não contar com a solicitação de crédito para empresas? Entenda.

Aplicação nos locais certos

As chances de empresas financeiramente organizadas e com metas e valores delimitados crescerem são muito altas. Boas noções de empreendedorismo e um bom time de colaboradores são chaves para uma gestão eficiente e trazem resultados com facilidade.

Portanto, ao contar com esses pontos, espera-se que qualquer empréstimo feito seja capaz de ser pago em pouco tempo, sem que haja qualquer prejuízo para a empresa. Afinal, ela saberá onde aplicar o dinheiro obtido a fim de otimizar seu rendimento. Entretanto, como fazer isso na prática?

ROI

Uma excelente forma de garantir que o empréstimo seja aplicado no local correto — na prática — é por meio do cálculo do retorno sob investimento, o ROI. Essa métrica serve justamente para que empreendedores possam prever o futuro de suas aplicações e garantir que a tomada de decisões da empresa seja acertada.

Timing

Ter acesso ao capital de giro necessário para realizar uma ação que pode mudar o cenário de seu negócio é uma questão de timing. Em especial com as mudanças rápidas que a inovação traz ao mercado todos os dias, muitas vezes não é possível esperar para realizar uma ativação — e um empréstimo pode ser a solução ideal para isso. Confira, a seguir, como solicitar crédito para uma empresa.

Como solicitar empréstimos empresariais?

Ainda que traga todos os benefícios e possibilidades acima citados, o empréstimo como investimento pode ser um processo burocrático. Portanto, a importância do planejamento e da organização para que nada saia do controle são fatores essenciais para o sucesso da operação — o que envolve, além de outros fatores, saber como solicitá-lo.

Inicialmente, para que o dinheiro emprestado seja aproveitado da melhor forma possível, é preciso encontrar as melhores condições para seu negócio. Diversas empresas oferecem opções de empréstimos e linhas de crédito a diferentes taxas, prazos e planos — e é fundamental conhecer os que mais se adéquam às suas necessidades.

Em seguida, é preciso separar a documentação necessária para dar entrada ao processo e negociar os termos com a instituição financeira, alinhando-os aos objetivos da empresa. Finalmente, é preciso saber que existem diversos momentos que indicam que um empréstimo pode ser valioso para a empresa. Eles serão exemplificados a seguir.

Por que investir no empréstimo como investimento?

É certo que a obtenção de crédito pode ser utilizada para recuperar a saúde financeira de uma empresa. Contudo, conforme apresentado, essa não é a única opção de uso dessa solução. Confira, a seguir, de que forma a aplicação de um dinheiro emprestado pode impactar o sucesso e o crescimento de seu negócio.

Caminho para reinvestir e expandir um negócio

Todos os dias surgem inovações no mercado que permitem às empresas aprimorarem e maximizarem os serviços oferecidos para seus clientes — tanto em termos de tamanho quanto em modernização e automatização. Sendo assim, o empréstimo como investimento atua como uma forma de aplicar dinheiro na expansão do negócio, gerando retornos mais expressivos e que pagam o crédito solicitado por si só.

Aprimorar a equipe

Uma equipe cuja capacitação e conhecimento técnico acompanham as modificações e necessidades do mercado tem tudo para atuar em seu máximo potencial e trazer melhores resultados para o negócio. Com dinheiro para treinar e otimizar as aptidões de seu time, mais rentabilidade e retorno financeiro podem ser esperados — o que também enquadra o uso do empréstimo como investimento e o quita com rapidez.

Padronização e gestão unificada

Empresas com muitas lojas têm como preocupação a padronização de seu negócio e a gestão unificada — e com razão. Afinal, esses pontos demonstram o profissionalismo e a autoridade da empresa, impactando sua imagem. Durante reuniões para monitoramento de resultados, caso eles surjam como problemas para as organizações, é possível contar com a entrada de dinheiro para solucioná-los.

Contratação de novas tecnologias

Alguns exemplos de tecnologias que podem ser contratadas por sua empresa a fim de otimizar sua gestão incluem:

  • soluções financeiras inteligentes;
  • ecossistemas completos e com ferramentas que automatizam seu negócio;
  • serviços bancários online;
  • aplicativos gratuitos;
  • gerenciamento automático da folha de pagamento;
  • controle e gerenciamento de recebíveis.

O empréstimo pode impulsionar o investimento nelas e, consequentemente, garantir um gerenciamento mais simples e eficiente.

Percebe-se, então, que o empréstimo pode ser uma forma de alavancar o crescimento, devendo ser visto como mais que uma simples forma de “tapar buracos” ou quitar dívidas. Por meio desse investimento é possível contratar novas soluções e tecnologias para aprimorar o gerenciamento do negócio e uni-las às dicas deste artigo para chegar ainda mais longe.

Também, é imperativo contar com as diversas ferramentas voltadas para otimizar a gestão interna de um negócio. Afinal, o passo após a obtenção de um dinheiro extra é um gerenciamento financeiro eficiente e que otimize o uso do empréstimo como investimento, bem como os recursos da empresa.

Se você deseja garantir as vantagens do empréstimo como investimento, acesse as ferramentas certas para impulsionar seus resultados. Entre em contato com o Social Bank!