Manter as finanças em dia é um passo importante para empresas que prezam por saúde financeira. Para garanti-la, além de habilidades e boas práticas de empreendedorismo, é fundamental que os líderes e gestores do negócio saibam o que é orçamento empresarial e como fazê-lo.

Independentemente do porte da empresa, é necessário utilizar-se de orçamentos para compreender como os recursos disponíveis podem ser otimizados e quais custos podem ser cortados — além de ter ciência em relação à entrada e saída de dinheiro.

Se você deseja saber mais sobre orçamentos empresariais e aprender a fazer o seu, não deixe de ler este artigo!

O que é orçamento empresarial?

De maneira simplificada, um orçamento empresarial é a documentação de gastos, ganhos e transações financeiras efetuadas por uma organização em um determinado período. É comum que ele seja de um ano, mas cada empresa tem liberdade para delimitar o tempo que desejar para a análise. Com o orçamento empresarial em mãos, as empresas se tornam capazes de planejar seus próximos passos financeiros e de se preparar para o futuro.

Qual a importância do orçamento empresarial para a saúde financeira da empresa?

Saber o que é orçamento empresarial e como fazê-lo é muito importante para que qualquer empreendimento possa prosperar. Sem ele, não é possível ter noção exata da saúde financeira da empresa, o que impede os líderes de tomarem decisões que otimizem seus resultados.

Além disso, sem um bom orçamento em mãos, não é possível planejar melhorias ou modificações sólidas na empresa — uma vez que não há acesso ao montante disponível que pode ser investido em solucionar gargalos, valorizar os talentos da empresa, maximizar o rendimento de setores, contratar novas tecnologias para auxiliar os processos organizacionais e mais.

Qual é a composição do orçamento empresarial?

Um orçamento empresarial completo deve ser composto por todas as despesas e receitas envolvidas nos seus principais setores. Isso pode ser feito por partes e por meio da análise individual de cada área importante da empresa — quer a empresa deseje otimizá-la, quer deseje reduzir gastos. Alguns exemplos que compõe um orçamento incluem:

  • orçamento ou projeção de vendas;
  • orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis;
  • orçamento de custos da produção;
  • orçamento de RH.

A seguir, saiba como fazer, de fato, um orçamento para sua empresa e empregue as dicas que vamos dar para executar com o máximo de aproveitamento possível a criação desse documento.

Como fazer um orçamento empresarial?

Para fazer um orçamento empresarial é muito importante executar quatro passos que diagnosticam a realidade da sua empresa e permitem que as melhores decisões voltadas para ela sejam tomadas.

Conheça sua realidade

Cada empresa tem uma realidade. Independentemente da sua ser desafiadora ou próspera, é imprescindível estar ciente dela e revisar os gastos e ganhos do último período, para saber como se encontra o caixa da organização. Por meio desse conhecimento, a empresa poderá começar a desenvolver estratégias sólidas para atingir o cenário que deseja no mercado.

Defina metas

Com a conjuntura exata da empresa em mãos, é hora de definir os passos a serem seguidos para que haja evolução, melhorias contínuas e o uso otimizado dos recursos da empresa. Isso pode ser feito por meio do estabelecimento de metas e objetivos a serem alcançados e cumpridos.

Analise os recursos disponíveis

Para engajar e motivar a equipe na hora de buscar atingir metas, é preciso dedicar recursos e esforços. Nem sempre os recursos citados precisam ser financeiros — mas é importante ficar atento a eles e dedicar o possível para que a equipe consiga chegar onde deseja com mais facilidade e sem prejudicar o orçamento.

Use as ferramentas certas

Finalmente, empregue as ferramentas certas de gestão para definir o orçamento empresarial, apontando o rumo a ser seguido por setor, no que diz respeito às finanças, e planejando ações que estimulem o aprimoramento do fluxo de caixa. Assim, a empresa estará pronta para o futuro!

E aí, gostou de saber mais sobre o que é orçamento empresarial? Não deixe de garantir ainda mais dicas para o seu negócio ao nos seguir nas redes sociais!