O departamento pessoal — DP — de uma empresa é um de seus principais setores. Isso pode ser dito uma vez que o desempenho e a produtividade dos colaboradores está intimamente ligada a ele, o que torna interessante para as organizações o investimento em uma boa estratégia de automação de processos.

A automação de processos no DP permite a otimização na gestão de tempo da produção, gera dados que promovem mensurações e análises voltadas para melhorias contínuas na empresa, maximiza a produtividade, reduz custos, aprimora a competitividade e traz uma série de outros benefícios.

Se você deseja saber mais sobre o tema e garantir dicas para otimizar a rotina do departamento pessoal de sua empresa, continue lendo este artigo!

Como funciona a automação de processos dentro do departamento pessoal?

A automação de processos no departamento pessoal vai muito além da mera adoção de procedimentos tecnológicos na rotina de trabalho. Ela envolve um processo completo que vai desde o monitoramento do desempenho da equipe até a capacitação do time para aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis. Algumas delas serão explicadas abaixo.

Geração de folha de pagamento

O momento de gerar a folha de pagamento pede segurança e praticidade. Por meio da automação, programas chamados de ERPs — Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial — são utilizados e otimizam o planejamento dos recursos da empresa, bem como sua distribuição. Existem, também, outras soluções disponíveis a serem aplicadas de acordo com as necessidades de cada organização.

Gestão de benefícios

Benefícios são pontos essenciais a serem geridos por empresas que desejam manter seus colaboradores motivados e satisfeitos. Afinal, a retenção de talentos está intrinsecamente relacionada à valorização profissional e à garantia de seus direitos. Com o auxílio da automação, softwares tornam processos burocráticos muito mais seguros em termos de dados e de gestão, e facilitam a vida de todos os membros da equipe.

Gerenciamento de cartões e viagens

Gerenciar cartões e viagens pode ser uma tarefa exaustiva para o departamento pessoal, especialmente em empresas com um grande número de funcionários. Nesse momento, a automação também pode ser uma grande aliada. Ela permite que seja feita, de maneira segura e ágil, a organização de cada membro da equipe e a distribuição automática de recursos.

Administração de ponto

O uso do ponto ainda se mostra uma forma consistente de monitorar o comprometimento de cada colaborador, ainda que haja liberdade combinada verbalmente com os líderes em relação à flexibilidade de horários. Por meio de softwares de automação, é possível administrar o ponto e ter acesso às informações específicas relacionadas a cada membro do time, podendo gerir a entrada e a saída de funcionários de forma muito mais simples que as físicas — como papéis e cartões.

Quais são os benefícios da automação de processos no DP?

Além de todos os benefícios específicos citados, a automação de processos no DP ainda traz mais vantagens para as empresas que visam a otimização de suas rotinas de trabalho. Algumas delas serão citadas abaixo.

Aumento da produtividade

Não é de hoje que as empresas começaram a compreender quanto sua produtividade é afetada sem ter acesso a ferramentas modernas e tecnológicas que tornem seus processos mais ágeis, seguros, organizados e eficientes.

Métodos antiquados de gestão — que caminham no sentido contrário da digitalização de documentos, da gestão automatizada de processos e da aplicação de sistemas paperless — são grandes obstáculos para um rendimento maximizado.

No que diz respeito a um departamento pessoal, isso se torna ainda mais importante, uma vez que falamos de pessoas e de recursos humanos. Sendo assim, a automação permite que cada membro da organização tenha suas demandas atendidas com muito mais facilidade e eficiência, aprimorando sua produtividade.

Mais agilidade nos processos

O consumidor atual pede por soluções cada vez mais ágeis e eficazes. Isso, por sua vez, pode refletir em colaboradores sobrecarregados e que passam por esgotamento físico e mental. Para evitar isso, é primordial alinhar as necessidades do mercado com os talentos da empresa e oferecer a eles formas mais ágeis de atuar em suas funções e rotina. É possível alcançar isso por meio da automação de processos.

Centralização de dados e comunicação

Informações centralizadas e de fácil acesso são a chave para uma comunicação interna eficiente. Sem elas, inúmeros gargalos podem surgir ao longo do processo e impedir que os colaboradores tenham em mãos o que precisam para atuar em seu máximo potencial. Uma das melhores formas de centralizar a comunicação é por meio da automação.

Pagamento de salário em lote

Contar com a automatização e garantir acesso a soluções financeiras inteligentes, advindos de um ecossistema inteiramente projetado para a gestão empresarial é uma das melhores formas de efetuar pagamentos salariais em lote sem ter problemas. O procedimento se torna ainda mais simples se feito inteiramente por internet banking — com abertura de conta gratuita e um fácil controle e gerenciamento de recebíveis.

Como investir nessa automação?

Agora que você sabe o que é, qual o objetivo, quais vantagens são obtidas e como funciona a automação de processos no departamento pessoal, é hora de aprender a aplicar esses conceitos na empresa. O investimento em automação começa pela escolha de um software seguro e eficiente.

O Social Control, do Social Bank, permite que sejam gerenciadas contas adicionais menores, dentro de uma principal, para cada necessidade da sua empresa. Por meio dessa solução, é possível gerir cada parte da empresa — como todos os exemplos citados — por meio de diferentes perfis de utilização.

Assim, a organização passa a separar os saldos correspondentes a cada tarefa a ser realizada pelo departamento pessoal, garantindo à equipe o acesso a uma rotina organizada e um cumprimento de tarefas otimizado. Além disso, cada conta dentro da Social Control pode ser administrada com um cartão físico específico para ela.

Se você quer saber mais sobre os benefícios da automação de processos no departamento pessoal e deseja se informar mais profundamente sobre o Social Control, não deixe de entrar em contato com o Social Bank e falar com nossa equipe!