Fazer um planejamento financeiro empresarial é essencial para o sucesso de sua franquia. Somente se as contas estiverem em dia, a empresa vai conseguir dar os próximos passos, como melhorar sua infraestrutura, oferecer mais benefícios aos funcionários e expandir o negócio.

Além disso, a má administração dos recursos financeiros pode levar sua empresa a ter diversos prejuízos e, até mesmo, ir à falência. Neste post, daremos 5 dicas de como fazer um planejamento financeiro eficiente para seu negócio. Confira!

1. Defina qual objetivo esperado

O primeiro passo para um bom planejamento financeiro é decidir onde quer chegar. Você quer abrir outra unidade franqueada em um período de 2 anos, por exemplo? Ou quer apenas aumentar o faturamento em poucos meses de atividade?

Depois de estabelecer um objetivo, trace um plano de ação para alcançar suas metas dentro do período almejado. Sem um planejamento e execução das estratégias corretas, sua empresa não vai alcançar os objetivos que você espera.

2. Aprenda a separar as contas pessoais das contas da empresa

Esse é um erro muito comum, principalmente entre empreendedores de primeira viagem. Mas para fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente, é preciso saber diferenciar o que é seu e o que é da empresa.

Então, estabeleça um salário mensal e não faça retiradas do caixa da empresa para cobrir seus gastos pessoais em nenhuma hipótese. Além de deixar o caixa desfalcado, isso pode virar um hábito e trazer sérias consequências para sua franquia.

3. Documente toda a movimentação financeira

Um financeiro desorganizado é um problema sério para empresas de qualquer segmento. É preciso ter um controle rígido do caixa da empresa, inclusive para medir o retorno sobre o investimento no negócio.

Por isso, faça registro de todas as entradas e saídas de dinheiro do negócio. Dessa forma, você consegue ter controle sobre os ganhos e os gastos de sua empresa, pode cortar custos desnecessários e redirecionar melhor o capital de giro de seu negócio.

4. Invista em um sistema de gestão

Fazer o controle financeiro é importante, mas não dá para fazer isso manualmente ou em planilhas do Excel. Contar com um bom software de gestão é essencial para registrar todo o financeiro da empresa sem erros ou falhas.

Além disso, um sistema permite que você faça consultas em relação ao histórico de sua empresa em apenas alguns minutos, além de ter controle sobre as contas a pagar e a receber.

O ideal é contar com um bom sistema de gestão logo no início da operação da franquia. Dessa forma, o financeiro e o restante do negócio já ficam organizados.

5. Conte com o apoio da franqueadora

A gestão de um negócio é um verdadeiro desafio, principalmente nos primeiros meses. Para quem não tem experiência no ramo, é ainda mais complicado. No caso de franquias, o empreendedor tem a vantagem de contar com o apoio da franqueadora, que acompanha toda a evolução do negócio.

No entanto, a franqueadora só pode ajudar se o franqueado fornecer informações verdadeiras sobre a situação do negócio. Então, aproveite todo esse suporte e esteja aberto para receber as sugestões e críticas da franqueadora em relação à gestão financeira de seu negócio.

Essas foram nossas dicas para você fazer um planejamento financeiro empresarial eficiente. Lembre-se de que é importante ter visão em longo prazo, pois a boa gestão das finanças é que vai garantir que sua franquia seja próspera.

Gostou do conteúdo e quer ler outros conteúdos interessantes como este? Então siga nosso perfil no YouTube, Linkedin e Instagram e acompanhe nossas postagens!