Você já ouviu falar sobre “Janeiro Branco”? Entenda como essa ação impacta na gestão de pessoas do seu negócio.

Em janeiro, o setor de gestão de pessoas das empresas e instituições faz uma campanha para conscientizar seus stakeholders (colaboradores, diretores, clientes e fornecedores) sobre saúde mental. O tema é de suma importância porque, muitas vezes, cuidamos da saúde do nosso corpo, mas deixamos o emocional de lado. #Quemnunca

Mas como saúde mental impacta na gestão de pessoas do seu negócio?

Antes de mais nada, vamos do início. Entendemos por saúde mental tudo aquilo que sentimos referente a mente e emoção. Parece óbvio, mas é difícil detectar certos sintomas quando estamos entregues a eles.

Primeiramente, fique de olho nos sinais que as coisas podem não estar tão boas assim!

  • Oscilações constantes de humor no mesmo dia;
  • Tristeza profunda;
  • Sono desregulado;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Falta de interesse nas atividades cotidianas;
  • Esquecimentos e pouca disposição.

Agora imagine que um de seus colaboradores está constantemente cansado, triste, bem como não tem interesse pelo trabalho… Enfim, não está, de fato, rendendo quanto poderia. E isso, definitivamente, pode ser contornado pela equipe de gestão de pessoas. Quer saber como? Continue lendo.

4 ações para cuidar da saúde mental no ambiente corporativo

Fizemos uma lista com ações que você pode implantar para ajudar no cuidado com a saúde mental dos seus colaboradores. Dessa forma, se sua empresa ainda não faz uma delas, você pode sugerir agora mesmo, então não precisa nem estar na campanha do Janeiro Branco! =)

01. Realizar o Plano de Desenvolvimento Individual

PDI, ou Plano de Desenvolvimento Individual, é um projeto realizado e acompanhado pelo setor de gestão de pessoas, juntamente com o colaborador. A princípio, o objetivo é definir metas, qualidades e defeitos e estimular o desenvolvimento dos colaboradores no alcance desses objetivos pessoais e profissionais.

É importante observar que um colaborador sem perspectivas, não sabe onde (nem como) chegar. Enfim, é por isso que o RH da sua empresa pode atuar ativamente detectando possíveis cursos de capacitação que estimulem o colaborador.

Às vezes também, o trabalhador só precisa de um momento de descanso ou reconhecimento, talvez um Vale Presente possa ser o estímulo que faltava para animar seu colaborador.

02. Proporcionar rodas de conversa sobre saúde mental

Assim como falamos, nem sempre é fácil detectar que você está em uma situação de esgotamento mental. É por isso que proporcionar rodas de conversa, assim como momentos de relaxamento, é tão importante.

Dessa forma também dá pra estimular a prática de yoga, alongamentos, ginástica laboral e outras atividades que proporcionam interação e autoconhecimento. Certamente as conversas e novos hábitos ajudarão na busca por inteligência e saúde emocional.

Uma ideia bacana é aproveitar o Janeiro Branco e convidar um psicólogo a fim de proporcionar uma palestra para os colaboradores da sua empresa sobre cuidados com a saúde mental. Assim vocês podem conversar sobre sintomas, bem como causas e tratamentos. Além disso, essa parece uma boa oportunidade também para um momento de desabafo, meditação e descontração. Definitivamente isso ajuda a esquecer um pouco os problemas do dia a dia.

Pequenas empresas também podem motivar os colaboradores. Quer saber como? Veja este artigo que preparamos para você.

03. Incentivar o consumo de frutas e alimentos saudáveis

É praxe em algumas empresas servir pão, manteiga e café no lanche dos funcionários. Mas, que tal inovar nesse momento? Logo, você pode fazer diferente no seu negócio e incentivar o consumo de frutas – aproveite as da estação, porque elas saem mais em conta e possuem menos agrotóxicos – e lanches saudáveis.

Assim, uma ideia é oferecer salada de frutas uma vez na semana para seus colaboradores. Outro dia pode ter frutas variadas, cereais ou, até mesmo, optar pelo pão integral no lugar da farinha branca.

Desse modo, vale também incentivar a prática de esportes, reserve um espaço para as bicicletas e, assim, seus colaboradores podem ir de bike pro trabalho. Em outras palavras, uma mente saudável depende bastante de hábitos e escolhas saudáveis.   

04. Promover um ambiente de trabalho com integração, colaboração, confiança e mais humano

O ambiente de trabalho diz muito sobre o rendimento dos seus colaboradores. Do mesmo modo que é interessante investir em comunicação interna, o famoso endomarketing, é importante possibilitar efetivamente o acesso à essa comunicação. Assim, uma equipe alinhada evita dúvidas, frustrações e as temidas fofocas.

A princípio, a integração pode começar desde o primeiro dia do colaborador. Assim, ele pode ser apresentado para outras áreas, pode realizar um intercâmbio periódico entre áreas ou, até mesmo, promover reuniões semanais com as lideranças sobre as novidades, prioridades e objetivos da empresa.

Em suma, é muito importante também manter a transparência do seu negócio. Afinal, ao ser transparente, você passa segurança e confiança para que outras pessoas continuem motivadas por um mesmo propósito. Então confie na gestão de pessoas da sua empresa para estimular a colaboração e integração dos colaboradores.

Letícia Gonzaga é a Analista de Desenvolvimento Organizacional do Social Bank, ela explica que um ambiente de trabalho saudável pode promover até mesmo um engajamento maior dos colaboradores. “Em nossas práticas, percebemos que é fundamental propagar um ambiente de cooperação, confiança e que incentive a empatia. No Social Bank, nós buscamos trabalhar formatos que promovam o saber ouvir, apoiar e se colocar no lugar do outro”.

Aproveite e veja outras 4 ações criativas para motivar seus colaboradores. Clique aqui.

Finalmente: Janeiro Branco é um bom momento

Janeiro Branco é o momento ideal para promover debates e reconhecer possíveis gatilhos, sobre saúde mental, entre seus colaboradores. Do mesmo modo é importante perceber que o resultado final da sua empresa depende bastante do desempenho pessoal de cada um do seu quadro de funcionários. Surpreendentemente a conta é simples: uma pessoa saudável + um ambiente positivo = bons resultados finais.

Enfim, estimule hábitos saudáveis, promova rodas de conversa, capacite seu pessoal e acredite que uma boa gestão de pessoas é capaz de fazer a diferença no seu negócio.

Quer saber mais sobre práticas para engajar seus colaboradores? Acesse o blog do Social Bank, preparamos um Guia Completo para Gestão Estratégica de Pessoas.

Conheça mais sobre o Social Bank, acesse o site: https://socialbank.com.br/

Siga nas redes sociais: Instagram, LinkedIn, Facebook e Youtube.