Investir em ações para motivar os colaboradores é essencial para envolver os profissionais com a cultura da empresa e mantê-los sempre engajados. Segundo pesquisa realizada pela consultoria Deloitte, as organizações que desejam se preparar para o futuro do trabalho devem aproveitar a oportunidade de otimizar os benefícios de cada tipo de relacionamento com sua equipe, além de apresentar variedade de incentivos para profissionais para mantê-los motivados.

No entanto, para uma gestão de RH, não basta realizar ações de engajamento convencionais. É preciso pensar fora da caixa para criar estratégias criativas, que realmente surpreendam e envolvam todos os times. Entre as opções que não podem ficar de fora do seu radar estão fazer imersões em lugares diferentes e oferecer benefícios diferenciados para a equipe. Confira 4 ações criativas para motivar os colaboradores e deixar todo mundo feliz!

1. Transforme o trabalho em um jogo

Uma das formas mais eficazes e inovadoras de motivar seus colaboradores é transformar o trabalho em um jogo. Ao apostar no conceito de gamification — que, em linhas gerais, consiste em introduzir elementos lúdicos, comuns em games, em tarefas importantes para os seus times —, você não só estimula o engajamento como desperta a competitividade que existe em cada profissional.

Entre as maneiras de aplicar o conceito no dia a dia do seu negócio estão oferecer medalhas para quem atingir determinada meta, criar uma gincana temática e oferecer troféus para o funcionário que atingir o melhor resultado de sua área de negócios.

2. Faça imersões em lugares diferentes

Sair do lugar comum é a senha para surpreender colaboradores e manter a motivação sempre em alta. Nesse sentido, não deixe de planejar imersões periódicas, em que o time se reúne em um local sem interferências externas, como ligações e e-mails, e pode focar em temas previamente definidos. Entre as vantagens de tornar a prática um hábito estão aumentar a integração do time e ter concentração total em determinados assuntos importantes para a companhia.

Esse retiro pode ser feito em ambientes internos, como uma sala de reuniões dentro da própria empresa, ou externos, como hotéis fora da cidade e, até mesmo, em uma lancha em alto mar. Apostar em ambientes inusitados, que fogem do que os profissionais estão acostumados, para imersões não só estimula os times a se conhecerem melhor como, também, a buscarem soluções criativas para problemas do dia a dia.

3. Crie um ambiente de trabalho inspirador

Não basta levar os colaboradores a imersões se não oferecer a eles um ambiente de trabalho positivo e realmente inspirador. Por isso, é importante garantir que o clima da empresa estimule a criatividade. Estratégias como a implementação de programas que possibilitem que os funcionários possam sugerir ideias para melhorar processos da empresa, por exemplo, fazem a diferença.

Além disso, é importante garantir à sua equipe que transparência é palavra de ordem, com uma política clara de comunicação interna e, também, que o diálogo entre times e liderança é aberto. Por que não derrubar paredes e investir em um open space ou criar uma linha direta com o presidente da empresa?

Um ambiente de trabalho inspirador passa, ainda, por abrir espaço para o aprendizado e autoavaliação, permitindo que os colaboradores aprendam com seus erros e evoluam. Para isso, aposte em ações como avaliação 360 e em sessões constantes de feedback.

4. Ofereça benefícios diferenciados

Outra estratégia importante para estimular o engajamento é oferecer benefícios diferenciados, além de tíquete-refeição e do vale-transporte. Home office, licença-maternidade estendida, previdência privada e vale-presente, por exemplo, estão entre as possibilidades de benefícios.

Além de serem atrativos para os candidatos, benefícios que fogem do lugar comum também são positivos para a área de Recursos Humanos, que tem mais a oferecer para possíveis funcionários na hora de contratação e, assim, pode fazer melhores negociações de remuneração. Ou seja, benefícios diferenciados tornam-se indispensáveis para empresas que querem reter talentos, serem valorizadas no mercado e manter os colaboradores sempre motivados.

Aposte agora mesmo em ações para motivar os colaboradores, como gamification e oferecimento de benefícios diferenciados, e melhore ainda mais o ambiente e o engajamento do seu negócio, aumentando as chances de atingir os melhores resultados.

Para melhorar a oferta de benefícios na sua empresa, não deixe de consultar as soluções oferecidas pela Social Bank, como nosso vale-presente. Confira!