No ambiente corporativo, a gestão de relacionamento com fornecedores é uma preocupação constante sobre os prazos de entrega, o abastecimento do estoque e o pagamento dos pedidos dentro do vencimento. Contudo, para muitos empreendedores essa relação tem potencial para se tornar cada vez mais positiva e duradoura.

Esse é o tema que abordaremos neste conteúdo sobre como é possível construir uma relação benéfica para as duas partes. Se você tem interesse em conhecer as nossas dicas, continue com a leitura deste artigo. Aproveite!

Material bônus

Aproveite para baixar essa planilha, material gratuito, que criamos com o intuito de te ajudar a padronizar e pontuar seus fornecedores. Com essa planilha você terá uma visão clara dos seus melhores fornecedores com um mapa de rankeamento exclusivo para te ajudar no dia a dia.

1. Conheça as particularidades do seu negócio

Cada negócio apresenta características únicas que devem ser levadas em consideração durante a seleção. Por exemplo, pequenos negócios tendem a manter estoques enxutos, o que impede a compra de lotes de grandes quantidades.

Já quem atua no ramo alimentício, como restaurantes e lanchonetes, depende de insumos frescos para o preparo dos alimentos. Como o fornecimento deve ocorrer com maior frequência, a agilidade da entrega é um aspecto estratégico.

2. Padronize a seleção de fornecedores

É nesse momento que a padronização de processos pode ser a sua principal aliada para identificar o fornecedor mais qualificado para as suas necessidades.

De modo geral, a empresa que tem o perfil ideal é aquela capaz de suprir os pedidos de acordo com a quantidade exigida, praticar preços competitivos e atender os prazos de entrega.

Na prática, avalie se o potencial parceiro tem condições de prestar serviços ou comercializar produtos dentro das especificações exigidas. Além da qualidade, a capacidade de atendimento deve ser considerada para evitar o desabastecimento do estoque.

Por fim, sempre priorize a pesquisa de preços no mercado. A oscilação de preços é comum e, assim, é recomendado buscar a melhor relação custo-benefício.

3. Busque indicações para assegurar a confiabilidade

Nós reconhecemos o valor das referências no momento de selecionar um parceiro. Afinal, toda nova contratação tem riscos e problemas que podem surgir no futuro. Para minimizar as chances de imprevistos, busque informações sobre a reputação da empresa no mercado.

Essa é uma fonte de informações importante, pois é possível conhecer o período de atuação e o nível de experiência com fornecimento dos produtos ou serviços que você busca contratar. Além disso, a opinião de outros clientes ajuda a obter maior visibilidade sobre a forma de atuação do fornecedor.

4. Estabeleça contratos com cláusulas abrangentes

Após identificar os candidatos mais compatíveis com as necessidades da empresa é hora de partir para a etapa de formalização das compras. O contrato é o documento que rege todas as transações entre a sua empresa e seus fornecedores.

Para elaborar um documento abrangente é importante descrever fatores como:

Como essa é uma relação de confiança e interdependência, a gestão de relacionamento com fornecedores deve ser considerada como uma parceria. Nesse cenário, há maior contribuição para o alcance dos objetivos beneficiando, assim, as duas partes.

5. Invista em comunicação na gestão de fornecedores

A comunicação não deve se limitar apenas ao envio de pedidos e à cobrança do pagamento de notas fiscais. Construir um relacionamento sólido exige constante integração entre as equipes.

Muitas vezes, os parceiros podem estar cientes da sua participação na estratégia da empresa para a qual fornecem. Essa é uma forma eficaz de garantir a contribuição e abre portas para novas oportunidades de negócio.

A gestão de relacionamento com fornecedores requer cuidado para manter o perfeito funcionamento da cadeia de suprimentos e, consequentemente, o atendimento do público consumidor. Por esse motivo, siga as nossas dicas para alinhar esse processo, possibilitar a redução de custos e ampliar a lucratividade.

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