Ter colaboradores satisfeitos é um dos segredos para fazer a sua empresa crescer. Quando a equipe de gestão de pessoas trabalha para que o ambiente seja o mais prazeroso e justo possível, consequentemente, acontece a redução de turnover — resultando em diminuição dos custos do negócio e melhora o rendimento de todos.

O turnover é a rotatividade nos cargos de determinada empresa: o cálculo de quantos entraram e saíram em determinado período. Um número de substituições muito alto indica que há problemas dentro da companhia, podendo ocorrer por desgaste dos funcionários, falta de valorização ou cultura organizacional ruim, entre outros fatores.

Separamos quatro dicas para você aplicar na sua empresa e melhorar o relacionamento com os seus colaboradores. Confira!

1. Melhore o processo de contratação

O melhor candidato não é aquele com a maior experiência, mas o que tem o perfil mais compatível com a sua empresa. Acertar na escolha desde o processo de contratação é um fator importante para diminuir o turnover e atrair colaboradores que tenham fit com a vaga aberta.

Se seu negócio for grande, existe a possibilidade de terceirizar esse serviço e contratar especialistas em recrutamento para preencher os espaços abertos do time. No entanto, lembre-se que é importante desenvolver uma boa cultura organizacional e garantir a satisfação das equipes para uma boa adaptação.

2. Dê importância ao desenvolvimento profissional

Um erro comum é acreditar que os profissionais são motivados apenas por salários mais altos. É claro que esse é um fator relevante, mas existem outros que contribuem para a sua valorização.

Definir um plano de carreira, onde deve destacar os interesses da empresa, assim como as aspirações individuais, é um excelente motivador para que as pessoas tenham uma jornada de conquistas dentro da empresa e sintam-se desafiadas a alcançar aquilo.

Segundo pesquisa da Millennial Branding, em parceria com a Randstad, demonstrou que apenas 28% dos jovens da Geração Z se motivam por dinheiro, contra 42% dos mais velhos. Os seus objetivos são mais centrados em fazer a diferença, ter um ambiente legal de trabalho e crescer profissionalmente. Pensando nisso, defina isso como prioridade também na sua organização.

3. Tenha uma equipe de liderança qualificada

Os seus líderes fornecem feedbacks para a equipe? Essa pergunta pode parecer boba, mas é um gargalo em muitas empresas e acaba por contribuir para a insatisfação dos profissionais. Avaliar o desempenho, fazer elogios, dar críticas construtivas e construir planos de ação, são algumas formas de melhorar os resultados e extrair o máximo de cada colaborador.

Invista em profissionais de liderança que tenham esse cuidado com os seus liderados e estejam abertos para fazer mudanças positivas no ambiente. Uma das formas de conhecer as necessidades dos colaboradores é realizar pesquisas de satisfação, garantindo o anonimato das informações e a transparência das perguntas.

4. Crie uma política de benefícios e incentivos

Já citamos que o salário não deve ser o único fator para reter talentos. Uma estratégia inteligente é criar uma política sólida de benefícios. Mais do que o valor material desse incentivo, o profissional sente que contribui significativamente para a empresa e pode conquistar objetivos maiores nela.

Além dos mais tradicionais, como plano de saúde e alimentação, é importante ser criativo e recompensar os melhores colaboradores com premiações. Outras boas dicas são implementar o horário flexível, bonificações em dinheiro, vale presentes e alternativas que possam melhorar a qualidade de vida, como descontos em academias, cinemas e opções de lazer.

Quando o gestor busca o bem-estar da sua equipe, ele demonstra aos profissionais a sua importância e como eles podem auxiliar no crescimento do negócio. Assim, a redução do turnover é um processo natural, pois quando as pessoas acreditam naquela cultura, elas desejam fazer parte do seu futuro.

Como pode ser visto, valorizar os seus funcionários também está associado a dar incentivos e bonificações. Quer saber como fazer isso? Entre em contato com o Social Bank e conheça o nosso Vale Presente voltado para incentivo dos colaboradores!