Vamos resolver um rápido enigma sobre a gestão de franquia? Para abrir uma porta precisamos de uma chave. 

Nesse sentido, considere a franqueadora como a porta de acesso. Mas qual será a chave para atingir o sucesso na relação franqueado e franqueadora?

Juramos de dedinho que não é um truque de mágica. E vamos falar qual a resposta deste enigma logo de cara. Tudo se resume em uma simples palavra: padronização!

Ok, não é só isso. Se você ficou curioso para saber mais, leia a seguir as dicas que preparamos e saiba como aplicar a padronização na sua gestão de franquia.

Entregue “de bandeja”

Antes de mais nada, cada unidade franqueada representa a marca que carrega. Por isso é tão importante entregar tudo pronto para o franqueado antes mesmo da operação começar.

Portanto, mais do que estabelecer um padrão, a marca deve entregar aos franqueados tudo o que eles precisam saber, como padronização do ponto comercial e linguagem da marca. 

Mas como fazer isso? Para responder essa pergunta, elencamos alguns passos, confira:

  • Manuais de franquia: os franqueados precisam ter uma referência. Este, sem dúvida, é o segredo de sucesso de grandes redes mundiais, que se preocupam com cada passo que envolve o funcionamento e a gestão de franquia.  

Existem manuais de: implantação; marketing e vendas; operacional e controle; identidade visual, por exemplo. 

Sendo assim, se a franquia é nova e ainda não possui manual, providencie todos estes. 

Você pode buscar o apoio da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Eles serão fundamentais para traduzir para o franqueado a essência do que a franqueadora é de fato.

Processos bem definidos para a gestão de franquia? Temos!

Quando se trata de processos bem definidos, o improviso e os malabarismos na gestão de franquia não são bem-vindos. 

Em suma, é necessário ter uma estrutura operacional bem definida, com processos detalhados voltados a qualidade de serviço e atendimento, além de funcionários alinhados com o propósito.

  • Gestão interna: como dissemos anteriormente, os manuais são um suporte e tanto nessa tarefa. 

No manual de controle e operação, lembre-se de cuidar do bom andamento da rotina da franquia. Quais os fornecedores homologados, conservação dos produtos, quais equipamentos precisam ser instalados e como utilizá-los.

Igualmente, preocupe-se com o modo que deve ser a estrutura interna (cozinha) e externa, no ambiente onde serão recebidos os clientes, além de cuidados indispensáveis como cumprir as normas exigidas pela Vigilância Sanitária. Tudo precisa ser detalhado nos mínimos detalhes.

  • Indo além: a franqueadora também pode (e deve) auxiliar na gestão de negócios do franqueado, oferecendo uma solução completa que unifica a frente de caixa com os meios de pagamento. 

Um exemplo é o Social Pay, que disponibiliza uma ferramenta de gestão de franquia completa. Isso facilita a operação do franqueado e  para o franqueador em relação às vendas e gestão de suas unidades.

A prática leva a perfeição… e os treinamentos aplicados na equipe levam a excelência. 

Quando se oferece treinamento é possível ter certeza de que o cliente terá, de fato, o mesmo atendimento, a mesma qualidade no serviço e, consequentemente, o mesmo nível de satisfação proposto pela franqueadora.

O contato físico é o ideal, mas ficou difícil mandar uma equipe para treinar os franqueados? 

Procure conhecer ferramentas de ensino a distância, grave vídeo aulas e tenha uma boa didática

Logo depois, verifique se todos entenderam o que foi dado em treinamento, use questionários, quiz e enquetes, por exemplo. Esse tipo de investimento é daqueles que você faz uma vez e que vai ser útil por um bom tempo, por isso, considere colocar em prática.

Tecnologia é fundamental para a gestão de franquia

Um jeito mais prático de manter a gestão de franquia sem defeitos e eficiente é manter o bom relacionamento com o franqueado passa pela tecnologia. Por isso, pratique todas as dicas citadas acima e implante uma plataforma de gestão de franquia. 

Com ela será possível otimizar processos, controlar pedidos via delivery, unificar a frente de caixa com os meios de pagamento, ver o ranking de atendimentos e um resumo financeiro da operação. Ou seja: melhora quase tudo!

Você encontra tudo isso na Social Pay, uma solução de meios de pagamento com vantagens excelentes e ainda integrada com um sistema de gestão unificado para o seu negócio.

Viu que a padronização na gestão de franquia não é um bicho de sete cabeças? Enigma decifrado! Confira mais sobre esse tema em nosso blog, aproveite para conhecer melhor a Social Pay. Tudo simples e humano, sem asterisco, logo, sem segredo.

Veja também o artigo sobre “os 3 maiores desejos para uma gestão de negócios inovadora” clique aqui!