Dicas para gestão de negócios via aplicativo

Os aplicativos para pedir comida, iFood e Uber Eats, já fazem parte do nosso dia-a-dia. Logo, comprar pizza, hambúrguer ou comida japonesa se tornou algo cada vez mais simples.  Portanto, se você não quiser ver o seu restaurante ser extinto como os dinossauros, aprenda a usar a gestão de negócios para digitalizar os seus processos.

A gente não é o mestre Yoda, mas podemos fazer você passar de padawan a cavaleiro Jedi no assunto. Sendo assim, dá só uma olhada!

Como funcionam os pedidos digitais e via app

Primeiramente, para você começar o seu treinamento Jedi, aqui vai um resuminho com algumas das principais opções disponíveis atualmente:

  • Hotsite para clientes: site exclusivo com o nome do restaurante, onde seus clientes ficam sabendo das novidades do seu estabelecimento e podem fazer pedidos em tempo real. Deste modo, é uma excelente opção para quem atender por delivery.
  • Aplicativo de pedidos: disponibiliza para os seus clientes um aplicativo para pedidos de forma prática pelo celular. Nele é possível divulgar promoções e ainda fortalecer a sua marca, logo, há uma maior visibilidade para o seu negócio.
  • Aplicativo para garçom: ideal para restaurantes com grande fluxo de clientes, agiliza o atendimento e organiza de forma simples todos os pedidos feitos no estabelecimento. Enfim, ajuda a sua equipe a trabalhar com mais agilidade.
  • Comanda digital: aqui o restaurante usa um sistema de lançamento de pedidos por mesas, pelo sistema administrativo ou pelo aplicativo de garçons. Sendo assim, o atendimento e controle sobre as vendas é facilitado. Ou seja, não precisa mais daquele velho bloquinho de comandas e ainda reduz o consumo de papel.
  • Cardápio digital: coloca à disposição do cliente um cardápio virtual, para que ele escolha o que consumir no restaurante ou peça via delivery.

Definitivamente, todas essas opções são excelentes para agilizar os processos de um restaurante. Algumas destas integram com sistemas de gestão já utilizados no estabelecimento.

Da mesma forma, há soluções em sistema de gestão de negócios que unificam os pedidos digitais com os meios de pagamento, um exemplo é o Social Pay.

Como usar essas tecnologias para a gestão de negócios no meu restaurante

De antemão, veja qual opção é mais interessante para o seu modelo de negócio.  Do mesmo modo, vale dar uma olhada na concorrência.

Antecipadamente, peça indicação para seus parceiros, leia artigos em blogs como este, igualmente, verifique no Reclame Aqui a reputação das empresas que oferecem esse tipo de serviço. 

Por fim, entre em contato com as empresas fornecedoras de soluções de gestão para restaurantes.

E não se esqueça: ter uma equipe treinada para operar os sistemas de pedidos digitais e via app é muito importante. Afinal, você não vai querer que o investimento feito em tecnologia se perca em uma galáxia distante, não é mesmo? 

Quais os benefícios para o meu restaurante? 

Para você entender melhor quais são os benefícios para o seu restaurante, separamos as principais vantagens dos pedidos online e via app:

  • Menor margem de erros na produção dos pedidos: use pedidos digitais na gestão do negócio e reduza erros como trocas de pedidos e comandas, problemas no envio de pratos e até mesmo mesas que ficam sem atendimento.
  • Fechamento da conta mais ágil: com o aplicativo disponível, o garçom pode fazer o fechamento do pedido e da conta. Com ferramentas como a Social Pay, por exemplo, é possível controlar o fluxo real de dinheiro do seu estabelecimento.
  • Maior volume de vendas: os pedidos online e via app trazem muita agilidade para o restaurante e, consequentemente, mais vendas. Em síntese: você vende muito mais!

Quem pode usar pedidos digitais e via app?

As ferramentas de pedidos digitais e via app oferecem as mesmas vantagens, por isso, agem como um remédio nas dores de qualquer estabelecimento, seja ele um foodtruck ou uma franquia, por exemplo. 

Mas se você quer dar uma olhadinha,  confira abaixo quais são os tipos de negócios que podem utilizar o serviço sem medo:

  • Foodtrucks;
  • Restaurantes que funcionam somente por delivery;
  • Franquias;
  • Baladas;
  • Bares;
  • Cafés / Cafeterias;
  • Lanchonetes;
  • Panificadora;
  • Pizzarias com atendimento no local;
  • Restaurantes com Buffet KG;
  • Restaurantes à la carte.

Em conclusão, é interessante que você tenha um sistema de gestão integrado aos pedidos digitais e assim, consiga otimizar os processos para melhorar a gestão do negócio. 

Lembra que citamos a Social Pay acima? Ela oferece ferramentas voltadas a otimização dos meios de pagamentos, com taxas reduzidas, sistema de frente de caixa e gestão unificada. Sendo assim, gerir o seu negócio com o apoio dos pedidos digitais pode ser a solução que falta para o seu negócio.

É isso! O seu treinamento Jedi está concluído. Portanto, a sua jornada rumo a digitalização dos pedidos está apenas começando. Gostou das dicas? Confira mais sobre esse tema no nosso blog e que a força esteja com você.