Seu restaurante está mais para “Masterchef” ou “Pesadelo na Cozinha”? Se você não respondeu essa pergunta rapidamente, talvez seja a hora de repensar sobre a gestão de negócios. 

Por que só um bom “tompero” não faz milagres, né? Neste artigo, revelamos as 5 táticas infalíveis para transformar a gestão de negócios do seu restaurante. 

Confira o passo a passo:

Conhecer seu cliente é fundamental para uma boa gestão de negócios

Faça pesquisas! Conhecer o seu cliente é fundamental para um bom funcionamento do seu restaurante. 

Se você deseja agradá-los,primeiramente entenda o que eles querem e trace um plano de ações para atender os desejos da clientela.

Verifique se o produto, o ambiente e o cliente estão em sintonia. “Mas como eu faço isso, Social Bank?”. 

Veja abaixo algumas formas:

  • Pesquisas enviadas para o contato do cliente: dados do cliente é o que precisamos! 

O ideal é ter pelo menos o WhatsApp ou o e-mail do cliente. Depois, elabore uma pesquisa de satisfação rápida e envie para o contato.

  • Caixa de sugestões no estabelecimento: a princípio, coloque uma caixinha com papel e caneta em um lugar de fácil acesso. Faça isso para que o cliente não se sinta inibido em opinar sobre o seu restaurante.
  • Use as redes sociais a seu favor: são tantas as possibilidades para conhecer melhor o seu público! Stories, enquetes, caixa de perguntas, posts para gerar envolvimento. Aqui você é visto, do mesmo modo, consegue ver muita coisa.
  • Recompense seu cliente: ah, outra coisa: se você quer uma informação valiosa sobre o seu cliente, afinal, nada mais justo do que dar algum benefício em troca, não acha? Pode ser desconto, brinde… enfim, deixe a imaginação solta!

Com os dados em mãos, é a hora da verdade! Se o ambiente não estiver legal, que tal investir na decoração? O atendimento deixou a desejar, que tal treiná-lo melhor?

Do mesmo modo, você pode ir planejando quais serão os passos necessários, quais as metas e objetivos, também, como eles serão executados melhorando sua gestão de negócios. Show!

Inspire-se nos bons exemplos:

Um exemplo prático é a famosa pesquisa de satisfação do Outback, que “presenteia” o cliente com uma porção de cebolas na próxima visita ao restaurante, na compra de outro prato principal. Ou seja, além de ter muitas informações sobre a experiência do cliente, o sistema de brinde ainda estimula o retorno dele ao restaurante!

Invista em tecnologias para gerenciamento de restaurantes

Parece clichê, mas é sempre bom ressaltar: use a tecnologia a seu favor. Nossas bisavós cozinhavam numa época em que não existia nem mesmo fogão a gás ou geladeira. Hoje, temos fogões digitais, geladeiras com conexão Wi-Fi. That’s evolution!

Anotar pedidos no papel é coisa do passado. Um processo manual desses atrasa a rotina, porque está mais sujeito a erros. Portanto, nada de caderninho, ok? 

É como se você estivesse cozinhando num fogão a lenha, enquanto seus concorrentes utilizam cooktop.

Investir em tecnologias de automatização de processos é mais simples do que parece. Se você ainda tem alguma dúvida de que esse modelo funciona, basta dar uma olhadinha na concorrência. 

Temos a certeza de que você já observou o uso de cardápios digitais, bem como pedidos feitos pelos garçons e aplicativos próprios, entre outras ferramentas em restaurantes de sucesso.

Além disso, modernizar os processos permite integrar os sistemas de todo o restaurante, desde o estoque até o fluxo de caixa. 

Ou seja, vai facilitar muito o seu controle. Simples, ágil e moderno igualzinho ao Social Bank!

Calcule custos e meça os resultados é parte de uma boa gestão de negócios

Sabe aquela pessoa que faz várias planilhas para qualquer coisa e no final das contas, não consegue encontrar a informação que precisa? Não seja essa pessoa.

Você pode perder o arquivo, a planilha pode se corromper e mesmo que as informações estejam na nuvem. Bem como a segurança dos dados pode ficar comprometida, por riscos de roubo de informações.

Sendo assim, invista em um bom serviço de gestão de negócios e gerencie as finanças do seu restaurante em um só lugar. 

As contas digitais são excelentes opções para isso, porque descomplicam e unificam serviços.

Por exemplo, com a Social Pay você mantém tudo sob controle: o que é recebido e o que é gasto, mensura os ganhos provenientes de ações de marketing, comunicação e publicidade.

Saiba o que dá mais lucro para o seu restaurante e use o dinheiro extra para investir mais

Quando você tem um planejamento financeiro, conhece melhor o seu empreendimento e é capaz de fazer com que ele cresça.

Invista no bem-estar dos seus funcionários

No fim das contas, é tudo sobre pessoas! Investir no principal capital da sua empresa ajuda a reter talentos e melhorar o ambiente organizacional.

O alto índice de rotatividade de pessoas prejudica a imagem do restaurante, igualmente, causa prejuízos.

Pessoas que podiam fazer a diferença ficam com receio de trabalhar ali. Da mesma forma, os clientes também ficam com a sensação de que tem alguma coisa de errado acontecendo.

Pesquisas recentes revelam que a geração X tem se importado, cada vez mais, com um ambiente de trabalho e menos com o salário. 

Conceda vantagens como folgas extras, cartões de benefícios, flexibilidade de horário e ofereça um ambiente descontraído, leve e agradável. 

Mais do que a cereja do bolo: cuidar das pessoas é garantir a sobremesa inteira!

Faça avaliações constantes

Que nota você dá para o seu restaurante? Como num desfile de escola de samba, existem várias categorias a ser avaliadas.

Por isso, faça um checklist do que precisa ser reavaliado com frequência, como: 

  • regularidade na aplicação dos treinamentos;
  • gerenciamento de fornecedores;
  • mudança em normas da empresa ou da vigilância sanitária;
  • controle de entradas e saídas do caixa. 

Aqui os “jurados” são todos os envolvidos! Clientes, equipe, fornecedores. 

Material bônus

Aproveite para baixar essa planilha, material gratuito,que criamos com o intuito de te ajudar a padronizar e pontuar seus fornecedores. Com essa planilha você terá uma visão clara dos seus melhores fornecedores com um mapa de rankeamento exclusivo para te ajudar no dia a dia.

Primeiramente, analise os feedbacks, use informações recebidas nas pesquisas, comentários nas redes sociais! 

Faça um balanço de tudo isso, aplique correções e melhorias para cada ponto crítico que encontrar.

Uma dica legal é usar um sistema de gestão de negócios para te ajudar nisso. Hoje em dia está super fácil encontrar soluções unificadas para restaurantes, que oferecem tudo em um só lugar.

Ah, e se precisar de mais alguma ajudinha nesse caminho rumo ao restaurante “Masterchef”, confira mais algumas dicas que separamos em nosso blog ou então vem conhecer o Social Pay!