Será que o fim das maquininhas vai impactar na sua gestão de franquias?

As últimas gerações podem contar nos dedos das mãos quantas vezes usam cheque na vida. Isso nos faz pensar como a gestão de franquias e o fim das maquininhas impactam na sobrevivência do seu negócio.

A geração Y, por exemplo, mais conhecidos como millenials, cresceu numa era de inovação tecnológica.

Antigamente era comum receber o salário e logo, ir até a boca do caixa do banco para pagar as contas. Ou até mesmo usar cheque e parcelar no crediário. Que canseira! 

Com a popularização da internet tudo mudou,  inclusive os meios de pagamento. A maquininha, por exemplo, parece estar com os dias contados. Eita!

Sendo assim, se você quer ficar por dentro de tudo, continua por aqui e dá uma olhada no que preparamos:

As últimas novidades em meios de pagamento

O desenho dos Jetsons já previa que várias inovações iriam surgir no futuro, mas os meios de pagamento surpreenderam! 

Atualmente é possível fazer pagamentos de diversas maneiras, vamos a alguns exemplos:

  • Contactless: basta aproximar o celular de um leitor móvel de cartão ou de uma POS  (maquininha de cartão);
  • QR Codes: funciona por meio da leitura de um código vinculado a um link. Primeiramente, o consumidor precisa apontar a câmera para o código com o aplicativo aberto e posteriormente, efetuar o pagamento;
  • Aplicativos no celular: o pagamento ocorre através da viabilização de maquininhas que se acoplam com o aparelho celular e funcionam junto ao app;
  • Contas digitais integradas a gestão do negócio: um exemplo de conta digital integrada a gestão do negócio é a Social Pay, meio de pagamento do Social Bank.  Nela o cliente tem um sistema de gestão completa do negócio, pois há a integração dos meios de pagamento com a frente de caixa, taxas menores e melhores condições de repasse. Enfim, é muita facilidade. 

Afinal, de tecnologia e gestão financeira inteligente a gente entende! 🙂

E de que forma isso beneficia a sua gestão de franquias?

Elementar, meu caro Watson. Em termos gerais, agilidade, segurança, economia, praticidade… a lista é grande! Veja na prática:

Tecnologicamente:

  • Transparência de pagamento: primeiramente, ao realizar o pagamento, o cliente final vê se a transação foi aceita ou não, recebe comprovantes de pagamento e tudo ocorre direto entre a maquininha de cartão e o banco emissor do cartão.
  • Transferência dos dados por sistema de tokens: os dados do cartão do cliente chegam no servidor do lojista e ao mesmo tempo, vão direto para um servidor seguro (vault) que cria um token de identificação para o lojista. Logo, isso é um grande avanço na segurança de dados.
  • Painel administrativo mais intuitivo: facilidade para fazer a gestão da jornada do cliente. Um exemplo são os sistemas de gestão criados especificamente para restaurantes, que integram pedidos feitos por delivery e realizados no salão.

Financeiramente:

  • Cobranças mais simples e relatórios financeiros transparentes: clareza na hora de entender as taxas e deduções. Quem utiliza um intermediador de pagamento, sabe que as taxas variam muito e, às vezes, fica difícil de entender os descontos.
  • Ferramentas para análises: é possível acompanhar dados atualizados sobre o crescimento da empresa, ver quais produtos foram mais vendidos, contas a pagar e também e do mesmo modo, ver um resumo financeiro, por exemplo.
  • Menores taxas: como o mercado de pagamentos é competitivo, existem algumas empresas que possuem taxas menores, zero taxa de aluguel e zero fidelidade.
  • Saques em até 1 dia útil: nem precisa falar nada, né? Bom demais!

 Como implantar essas inovações na gestão de franquias?

Antes de mais nada, é importante pesquisar na hora de implementar alguma novidade para escolher a opção que mais atenda suas expectativas. Além disso, o mercado brasileiro ainda é carente de serviços de qualidade nesta área.

Para começar a colocar em prática essa modernização é necessário ter a disposição parceiros que auxiliam na melhor experiência do usuário. Por isso, seja atento a todos os seus fornecedores.

Um exemplo é o Social Pay, que oferece ferramentas voltadas a otimização dos meios de pagamentos, com taxas reduzidas, sistema de frente de caixa e gestão unificada.

Igualmente, é possível padronizar a gestão de franquias através do cadastro de produtos e clientes, conferir o histórico do caixa, ranking de atendimentos, controle de fornecedores, resumos financeiros. Ao mesmo tempo, fica disponível um cardápio pelo celular e também um aplicativo para pedidos.

Material bônus

Aproveite para baixar essa planilha, material gratuito, que criamos com o intuito de te ajudar a padronizar e pontuar seus fornecedores. Com essa planilha você terá uma visão clara dos seus melhores fornecedores com um mapa de rankeamento exclusivo para te ajudar no dia a dia.

Em conclusão, optar por meios de pagamentos mais modernos é simples e prático, concorda?

Confira no nosso blog outros conteúdos exclusivos como esse para dar um up na sua empresa. Estamos aqui para te ajudar a dar esse passo importante. 

E lembre-se: o futuro é agora 🙂