Primeiramente a desaceleração do time impacta diretamente na produtividade individual e coletiva. Por isso, neste artigo vamos mostrar como pequenas empresas podem motivar seus colaboradores.

Em suma é sabido que é muito difícil vender mais com um quadro de profissionais desengajados.

Segundo, uma pesquisa recente da Gallup revela que apenas 13% dos funcionários estão engajados com as empresas em que trabalham.

Então deste percentual, 49,5% não estão engajados; e 26,6% estão “ativamente desengajados”.

Contudo não se trata de aderir a uma campanha de incentivo. Em um curto período, os seus problemas não vão desaparecer.

A princípio deve-se incorporar uma nova cultura. Em uma empresa de menor porte, pode até garantir mais entusiasmo e engajamento.

“Sem atender às necessidades básicas de seu time, não haverá como motivar sua equipe.”

Entender para motivar seus colaboradores de maneira eficiente

A princípio esta é a etapa zero da motivação para equipes: entender as expectativas e fazer com que seu time sinta-se parte da organização é fundamental para o andamento do negócio. 

Em razão disso, a motivação pressupõe a satisfação do colaborador em relação ao ambiente de trabalho e de seu reconhecimento.

Então muito mais do que oferecer um bom salário, estabilidade e um emprego tranquilo, é necessário saber quais os interesses individuais e como a sua empresa pode apoiá-los em metas pessoais e profissionais.

Agora, vamos às dicas:

1. Ofereça benefícios diferenciados para motivar seus colaboradores

Um bom exemplo de benefícios diferenciados dentro das empresas é o que marcas como, por exemplo, a Amazon, Microsoft e iFood estão fazendo para demonstrar que verdadeiramente se importam com o colaborador.

Salas temáticas, lanches, cervejas, jogos e massagem. Esses e outros recursos são usados para motivar as equipes e tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico.

Comece procurando por parcerias que possam oferecer cupom de descontos em estabelecimentos, como academias, escolas de inglês, restaurantes e até cinemas.

Prefira lugares parceiros que estejam próximos a sua empresa para incentivar a adesão e frequência de uso do benefício.

2. Favoreça a qualidade de vida

Então para oferecer mais qualidade de vida aos colaboradores, a sua empresa pode tornar os horários de trabalho flexíveis.

Neste sentido, o colaborador pode aproveitar para facilitar a convivência com a família ou optar por fazer uma atividade física, por exemplo.

Empresas que demonstram interesse no bem-estar dos funcionários obtêm resultados melhores das suas equipes, aponta estudo publicado recentemente no “Journal of Occupational and Organizational Psychology”.

3. Aposte em incentivos tangíveis

Como você se sentiu a última vez em que foi reconhecido por algo que tenha feito?

Um profissional que recebe um incentivo tangível sobre seu desempenho se sente extremamente motivado.

Há incentivos mais óbvios como bônus, folga ou ingressos, e incentivos inovadores baseados na experiência que você pode oferecer.

Em contrapartida o cartão Vale Presente que permite liberdade de escolha para o premiado usar o valor onde e como quiser nos estabelecimentos que aceitam a bandeira impressa no cartão, sendo VISA ou Mastercard.

Usando o incentivo certo para motivar seus colaboradores, certamente, você irá aumentar o desempenho de profissionais com resultados mais baixos.

Outro ganho da cultura de incentivo é aumentar também a produtividade daqueles que já estão com bons resultados.

4. Realize pesquisas de clima organizacional

Uma coisa é certa: o melhor termômetro para saber a efetividade das suas ações é aplicar uma pesquisa de clima organizacional.

Desse modo, escute seus colaboradores para aplicar campanhas mais ajustadas aos interesses deles. 

Outro ponto positivo, é que as pesquisas reduzem conflitos interpessoais e facilitam a adaptação de novas contratações com a equipe.

Conclusão

Por fim comece a motivar seus colaboradores de maneira integrada e as utilize para aumentar seus resultados e engajar o time. Você só tem a ganhar, e os seus funcionários também.

Veja mais posts que você pode se interessar:

_ Dicas de marketing de incentivo para você atingir os melhores resultados
_ Motive sua equipe! Saiba como criar metas de vendas
_ Ações de endomarketing para implementar agora no seu negócio